quinta-feira, 12 de março de 2009

APOIO À CONTINUIDADE DE ESTUDOS

APOIO À CONTINUIDADE DE ESTUDOS
INSCRIÇÕES 2009
Grandes temas da atualidade/2009 abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o curso “Grandes temas da atualidade” de 2009!O curso é por adesão e direcionado aos professores que atuam no Programa Apoio à Continuidade de Estudos (parte diversificada do currículo), aos professores coordenadores de ensino médio, aos supervisores de ensino médio e aos professores coordenadores das oficinas pedagógicas que atuam junto aos professores do Apoio.
Os participantes do curso em 2008, que atuam no Apoio neste ano, também podem ser inscritos no Curso, que apresentará uma nova abordagem para os temas do ano passado e discutirá novos assuntos.
O tutorial de orientação para a realização das inscrições já está disponível. Consulte os passos antes de realizar as inscrições.
Nas escolas a responsabilidade de inscrição é do Professor Coordenador do Ensino Médio (PC) que deve, primeiro, se inscrever e, então, inscrever os demais PCs de Ensino Médio e os professores do programa Apoio à Continuidade de Estudos.
Nas Diretorias de Ensino – DEs a responsabilidade de inscrição será do Supervisor de Ensino Médio, que deve se inscrever e, então, inscrever os professores coordenadores das oficinas pedagógicas e demais supervisores de ensino médio.
As inscrições serão de 12 a 31 de março e o curso terá início em 19 de março. Serão 12 videoconferências, sempre às quintas-feiras, de duas em duas semanas: uma semana para assistir à VC e uma semana para realização da atividade coletiva, totalizando 54 horas de curso.
Haverá certificação ao final do curso para aqueles que corresponderem aos critérios de avaliação a serem publicados em breve, aqui na página do programa Apoio à Continuidade de Ensino, no site do São Paulo faz escola.

NOTÍCIAS

Em SP, valores do bônus devem ser anunciados até o dia 24 de março

Ana Okada
Em São Paulo

O valor do bônus para funcionários e professores da rede estadual de educação de São Paulo será informado até o dia 24 de março. O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Maria Helena Guimarães Castro, nesta segunda-feira (9). De acordo com a pasta, os professores devem embolsar o benefício ainda em março.O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que envolve as notas do Saresp e o fluxo escolar (tempo que o aluno leva para cumprir um ciclo), é um indicador criado pelo governo estadual para avaliar as condições da qualidade do ensino na rede, e deverá ser divulgado até dia 19 de março. As escolas que tiverem um índice Idesp maior em relação ao de 2007 irão receber bônus proporcional a essa melhora. Instituições que chegarem à meta estipulada irão receber 2,4 salários a mais em relação aos vencimentos e, aquelas que passarem a meta receberão mais 2,9 salários. As faltas serão descontadas desse bônus.
Bonificação
A medida foi anunciada no último mês de agosto e publicada em outubro de 2008. A cada ano, a secretaria anuncia a nota e a meta de cada escola. O projeto quer atingir, até 2030, as metas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que reúne 30 países membros e que visa melhorar o acesso à educação.O fator de cálculo do Idesp vai de 0 a 10. Cada escola recebe uma nota, baseada em avaliação dos alunos no Saresp e no fluxo escolar (tempo que o estudante leva para cumprir um ciclo). A meta ideal para alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental é atingir 7; para estudantes de 5ª a 8ª séries, a meta é 6; e para os do ensino médio, a meta é 5.A avaliação realizada pelo Idesp em 2007 apontou que o índice médio de escolas de 1ª a 4ª série no Estado é de 3,23. Nas instituições de ensino de 5ª a 8ª série ele é de 2,54, e no ensino médio é de 1,41.

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

PCOPs de Ciências e Biologia acompanham Práticas Pedagógicas

na E.E. Dr Lopes Rodrigues


As PCOPs de Ciências e Biologia Salete e Daniela, estiveram nesta quarta-feira, 11/03, na E.E. Dr. Lopes Rodrigues, acompanhando o trabalho da professora de Ciências e Biologia, Ana Beatriz S.D. Aguirra, pautado nas Situações de Aprendizagens e no Caderno do Professor, sugeridas pela SEE com pesquisas de temas atuais como Protocolo de Kyoto, Agenda 21, Efeito Estufa e Fontes Alternativas de energia.
Segundo a Professora Bia, as orientações e sugestões da SEE facilitam o trabalho do professor, porém, necessita da complementação em alguns momentos com o livro didático e outros recursos.
Nota-se o empenho e dedicação de toda equipe Gestora na orientação e subsídios no que tange a implementação da Proposta Curricular, fator este que reflete no interesse e sucesso dos alunos.
Parabéns a todos os envolvidos!!!

Alunos da 1ª série D da escola E.E. Dr. Lopes Rodrigues

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

SUGESTÃO DE ATIVIDADE


TEMA: Água

Contexto:
Esta aula será ministrada para a 5a série, servindo como encerramento do conteúdo água (conceito, principais características e propriedades).

Objetivos:
-Avaliar o conhecimento assimilado pelo aluno referente ao conceito, às principais características e às propriedades da água;


-Identificar e trabalhar as principais dúvidas e dificuldades

Material utilizado:
-Cartelas de bingo elaboradas pelo professor (Anexo 1);
-Listas de perguntas e respostas (Anexo 2);
-Gabarito (Anexo 3).

Dinâmica:
O professor realizará um bingo com as seguintes regras: cada aluno receberá uma cartela contendo números correspondentes a conceitos que estarão escritos na lousa; o professor sorteará uma questão referente ao tema; o aluno deverá assinalar o número, em sua cartela, que corresponde à resposta correta daquela questão.
O aluno que conseguir completar uma seqüência de quatro números (vertical, horizontal ou diagonal) gritará "ÁGUA" e terá sua cartela conferida pelo professor, justificando as respostas; caso todas as respostas estejam corretas, ganhará o jogo.
"Bingo d'água" poderá ser aplicado individualmente, em dupla ou em grupo e caberá ao professor optar por uma premiação simbólica ao vencedor, podendo ser apenas ao primeiro colocado ou aos três primeiros lugares.


ANEXOS 2:
Lista de perguntas a serem apresentadas aos alunos e respectivas respostas.



Qual a porcentagem média de água nos seres humanos?
R: 65 %
Qual o nome da mudança de estado físico da água de líquido para gasoso?
R: Vaporização
A água inodora é a que não tem...
R: Cheiro
Quando o ar frio encontra vapor d'água forma...
R: Nuvens
Quando chove gelo, qual o nome das pedrinhas?
R: Granizo
Em que local da casa deve ser colocada a caixa d'água?
R : Alto
Em que tipo de água temos maior facilidade para boiar?
R: Salgada
Qual a fórmula da água?
R: H2O
Que doença pode ser transmitida pela ingestão de água?
R: Cólera
Toda água límpida é potável?
R: Não


ANEXO 3
Gabarito relacionando números às respostas das questões
1 – Cheiro
2 – Não
3 – Doce
4 – Nuvens
5 – Salgada
6 – 35%
7 – 65%
8 – Sabor
9 – Sim
10 – Fusão
11 – Vaporização
12 – Cólera
13 – Dengue
14 – Granizo
15 – Alto
16 – H2O

ANEXO 1


fonte: http://www.ib.usp.br/iec/arquivos/roteiro9.pdf

ECOLOGIA




ECOLOGIA DIRETO DA INTERNET


Aproveite a rede para preservar o meio ambiente, reciclar o lixo e reaproveitar vários materiais


Assista vídeos ambientais

Onde? http://www.eco1.com.br/ , o portal é semelhante ao youtube: as pessoas gravam vídeos e colocam lá para que outros possam assisti-los. A única diferença é que ali só entram vídeos sobre educação ambiental. Aproveite a oportunidade para ensinar seu aluno a proteger o planeta.

Faça artesanato com sucata

Onde? http://www.artereciclada.com.br/. Aqui tem de tudo: árvore de Natal com folhas de revista, luminária de latinha, cortina de garrafa PET... Com um passo-a-passo bem organizado, o site reúne projetos de vários artesãos e traz dicas para quem adora colocar a mão na massa.

Organize a coleta seletiva da sua casa

Onde? http://www.akatu.com.br/. O site mostra como é fácil preservar o meio ambiente. Traz dicas para evitar o desperdício de água e energia além de orientações sobre como separar o lixo reciclável.

Mantenha-se atualizada sobre o meio ambiente

Onde? http://www.planetasustentavel.com.br/ Coletânea de matérias verdes publicadas por várias revistas brasileiras. Traz textos reflexivos e orientações práticas para o dia-a-dia.

Diminua o impacto do efeito estufa

Onde? http://www.iniciativaverde.com.br/. Incentiva o plantio de árvores para compensar os gases que emitimos ao andar de ônibus, consumir energia elétrica.

Descubra quem recebe os recicláveis

Onde? http://www.recicloteca.com.br/. Quer saber para onde enviar o material separado em casa? No link “Quem recebe recicláveis”, você descobre quais empresas da sua região reaproveitam materiais.

Conheça móveis feitos com garrafas PET.

Onde? http://www.ecoblogs.com.br/ Reúne vários blogs que trazem idéias diferentes de artesanato com materiais recicláveis. Dá para fazer cadeiras e sofás comgarrafa PET ou luminárias reaproveitando materiais domésticos.
fonte: Revista Ana Maria fev 2009