quarta-feira, 29 de abril de 2009

NOTÍCIA





GRIPE SUÍNA



A gripe suína, que já matou várias pessoas no México e registrou casos de infecção nos Estados Unidos e no Canadá, gerou alerta em várias partes do mundo e despertou o temor de uma pandemia. Até agora, sabe-se que se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.
Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto.

O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Quais são os sintomas da gripe suína em humanos?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarréia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?
Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?
A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Conheça medidas adotadas ao redor do mundo contra a gripe suína

O novo tipo de gripe suína já matou 22 pessoas no México e contaminou 20 no vizinho Estados Unidos desde o último dia 13 obrigou países de todo o mundo, inclusive o Brasil, a adotar métodos de prevenção. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe tem potencial para chegar a pandemia (uma epidemia de grande alcance geográfico).
Confira algumas das precauções adotadas ao redor do mundo.

Brasil
Tripulações e passageiros de aeronaves oriundas dos EUA e do México recebem materiais com informações sobre os sintomas da doença. Quando há suspeita, a pessoa é levada para um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, se necessário, encaminhada para um hospital da rede pública.- Não há casos de suspeita da doença.
Alemanha
Um comunicado sobre o perigo da gripe suína foi publicado no site do Ministério de Relações Exteriores alemão, mas nenhum alerta de viagem foi emitido.
América Central
Os países da região aumentaram a fiscalização na fronteira e em aeroportos.- No Panamá, funcionários dos aeroportos isolam os passageiros dos voos do México. Funcionários de saúde em El Salvador, na fronteira com Guatemala e Honduras, estão em alerta para casos de gripe.- O ministério de Saúde da Nicarágua declarou estado de alerta.
Argentina
O ministro da Saúde solicitou que equipes de bordo e passageiros em voos do México avisem imediatamente se tiverem sintomas da gripe. Além disso, o ministério pediu que o sistema de saúde da Argentina observe se há aumento de doenças respiratórias e promova campanhas de vacinação e hábitos de higiene preventivos.

Áustria
O Ministério de Saúde informou que, devido a um plano elaborado em 2005, o país possui estoques de medicamentos antivirais capazes de atender 4 milhões de pessoas (metade da população); e possui capacidade de produzir vacinas profiláticas para toda a população.- O país possui um estoque de 8 milhões de máscaras.

Chile
O governo do Chile examina os passageiros que chegam de avião do México e dos EUA para verificar se há sinais de febre. Ainda observa um possível caso suspeito, mas descartou outros dois.- O ministro da Saúde advertiu para as viagens ao México e aos EUA, e funcionários de fronteira monitoram os passageiros que chegam por terra por sintomas da gripe.

Colômbia
Autoridades aumentaram a fiscalização e controle preventivo em hospitais, portos e nos principais aeroportos de Bogotá, especialmente para pessoas que chegam da Cidade do México, Texas e Califórnia.

Dinamarca
Um plano nacional de prevenção a pandemias entrou em vigor assim que a ameaça da gripe suína foi identificada.- O país possui estoques de medicamentos como Tamiflu.

Equador
O governo diz que vai realizar exames médicos em pessoas com sintomas da gripe que chegarem de países com gripe suína. Oficiais dos serviços de saúde também colocaram hospitais em alerta para monitorar casos de febre.

Espanha
Os voos para o México foram equipados com máscaras e luvas cirúrgicas.- Três pessoas que chegaram do México com suspeitas de gripe estão em observação até que o diagnóstico seja confirmado, o que só deverá acontecer em dois dias.

Dinamarca
Um plano nacional de prevenção a pandemias entrou em vigor assim que a ameaça da gripe suína foi identificada.- O país possui estoques de medicamentos como Tamiflu.

Equador
O governo diz que vai realizar exames médicos em pessoas com sintomas da gripe que chegarem de países com gripe suína. Oficiais dos serviços de saúde também colocaram hospitais em alerta para monitorar casos de febre.

Espanha
Os voos para o México foram equipados com máscaras e luvas cirúrgicas.- Três pessoas que chegaram do México com suspeitas de gripe estão em observação até que o diagnóstico seja confirmado, o que só deverá acontecer em dois dias.

Surto faz "caos" da Cidade do México parar no tempo
A Cidade do México, que rivaliza com São Paulo em termos de caos urbano, está calada como nunca se viu. As ruas e o aeroporto estão vazios. Há um silêncio estranho, parecido com aquele que se registra em dia de final de Copa do Mundo.
A tranquilidade só é perturbada pelo ocasional "O que eles sabem que não querem contar?" aqui e ali. Mas todos sabem que o silêncio tem motivo. A capital mexicana está tomada pelo símbolo do surto de gripe suína: as máscaras cirúrgicas.
O Exército está distribuindo 6 milhões delas, que vêm sendo usadas em pontos estratégicos, como estações de metrôs e terminais de ônibus.
A notícia pegou a população de surpresa. Ela chegou na noite de sexta-feira, por meio de mensagens das escola informando que as aulas ficariam suspensas até segundo aviso. Mas de forma geral não há sinais de pânico.
As recomendações do presidente Felipe Calderón e das autoridades sanitárias são repetidas exaustivamente nos rádios, TVs e jornais. Não saudar com aperto de mão. Beijo, muito menos. Manter limpas maçanetas de portas, torneiras e afins. Não se automedicar. Lavar as mãos, muitas, muitas, muitas vezes ao dia. Não frequentar lugares fechados --o que não requer muito esforço, uma vez que os museus e cinemas foram fechados, e concertos e teatros, cancelados.