segunda-feira, 9 de março de 2009

BIOLOGIA

SUGESTÃO DE ATIVIDADE- BIOLOGIA



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: 4
ASSUNTO: DIVISÃO CELULAR


Divisão celular é um dos temas mais importantes do currículo de ensino médio, sendo pré requisito indispensável para a compreensão do fenômeno da vida. Por isso, os processos da mitose e da meiose devem ser estudados com detalhamento e profundidade. Neste número apresentamos uma sugestão de atividades que pode auxiliar os estudantes a reconhecer e a compreender aspectos importantes do processo de divisão das células por mitose.
A divisão celular é um processo contínuo, durante o qual uma célula sofre transformações que culminam com sua divisão em duas células-filhas. Ao longo da mitose, células observadas ao microscópio exibem aparências características, e é possível reconhecer estágios marcantes, que foram escolhidos pelos cientistas para dividir o processo mitótico em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Atualmente é possível encontrar magníficas filmagens da mitose feitas ao microscópio, nas quais o processo mitótico é visto em tempo acelerado. O tempo médio de duração da divisão celular, que é cerca de meia hora, é reduzido, em alguns filmes, para menos de 30 segundos. Esse recurso acentua dramaticamente a continuidade das transformações mitóticas. Assistir a um filme desses, ou mesmo imaginar como se faz uma filmagem desse tipo, pode ajudar os estudantes a entender porque a mitose, apesar de ser um processo contínuo, é representado em apenas quatro fases discretas.

Neste folheto sugerimos atividades que podem ajudar a visualizar melhor a continuidade e a transição entre as fases do processo mitótico. Ao organizar os estágios da mitose desenhados no final da década de 1880 por Walther Flemming, os estudantes se deparam com as mesmas dificuldades que esse cientista pioneiro teve para entender a divisão celular.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Atividades como essas podem contribuir para motivar os estudantes, levando-os a aprofundar seus conhecimentos e sua compreensão sobre o fenômeno da divisão celular.

Cada estudante ou grupo de estudantes deve receber uma xerocópia da página abaixo, com os desenhos de Flemming para recortar.
Abaixo apresentamos sugestões mais detalhadas sobre como aplicar a atividade. Se a escola dispuser de pelo menos um microscópio razoável, vale a pena preparar lâminas para observar células em divisão. Em nossa obra Biologia das Células (ver bibliografia a seguir) encontram-se todas as indicações para a preparação de lâminas de raiz de cebola, utilizando as técnicas de esmagamento e de coloração pela orceína acética. A atividade proposta neste folheto tanto pode ser conduzidapara introduzir o estudo da divisão celular como para sedimentar e aprofundar conhecimentos que os estudantes já têm. Em nossas obras de Biologia os assuntos relacionados a mitose podem ser encontrados nos seguintes volumes:
AMABIS, J. M. & MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia moderna,São Paulo, Ed. Moderna, 1997:
• Divisão celular: mitose e meiose (págs. 165-177);— Biologia das células (vol. 1), São Paulo, Ed. Moderna, 1994:
• Divisão celular (I): mitose (págs. 202-212);
• Observando a mitose em raiz de cebola (págs. 212-214).


DESCOBRINDO A SEQUÊNCIA DE FASES DA MITOSE
A atividade consiste em recortar as células desenhadas da xerocópia da página seguinte e organizá-las de modo a representar a seqüência de estágios da divisão celular.

ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES

MATERIAL NECESSÁRIO
Tesoura ou estilete
Cola (de preferência em bastão)
Folhas para recortar com os desenhos de Walther Flemming (xerox)
Folhas de papel em branco para colar os desenhos

É interessante estimular os estudantes a desenvolver critérios consistentes para dividir em grupos as células desenhadas. Por exemplo, poderiam ser usados os seguintes critérios de agrupamento:

1) células grandes, arredondadas, com fios internos (cromossomos) relativamente pouco organizados;
2) células grandes, ovaladas, com cromossomos aparentemente mais organizados;
3) células menores, com cromossomos separados em dois lotes, sem estrangulamento citoplasmático;
4) células menores, com estrangulamento citoplasmático.

Eventualmente podem haver dúvidas sobre a seqüência de alguns estágios. Vale a pena ressaltar as dificulades técnicas enfrentadas pelos citologistas pioneiros, que dispunham de microscópios e técnicas relativamente simples e que ainda não contavam com os recursos da fotomicrografia, tão desenvolvida nos dias de hoje.Uma dúvida que pode surgir é quanto ao menor tamanho das células em anáfase e telófase. Partindo do princípioque Flemming desenhou todas as células na mesma escala, interpretamos a diferença de tamanho como conseqüência de as células epidérmicas da salamandra passarem da forma achatada para formas mais esféricas, tornando-se, assim, aparentemente menores. A mudança de forma seria devida à desestruturação do citoesqueleto e formação do fuso mitótico. Uma proposta que se pode fazer aos estudantes, depois que eles já organizaram em seqüência os dezoito desenhos, é que escolham apenas quatro estágios representativos da seqüência inteira. Cada desenho escolhido deve representar uma das quatro fases da mitose: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Lembre os estudantes que alguns autores chegam mesmo a sugerir a existência de uma quinta fase, a prometáfase, anterior à prófase.Sugira aos estudantes que desenhem no caderno os estágios representativos das quatro fases da mitose. Uma escolha possível seria:Prófase, Anáfase, Metáfase, Telófase.

ATIVIDADE: Descobrindo a sequência de Fases da Mitose

FONTE: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/biologia/temasbio/atividades/TB09.pdf

Projetos SEE/Proposta Curricular

SUGESTÕES: ARTICULAÇÃO PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA CIÊNCIAS E BIOLOGIA

SÉRIE:

BIMESTRE:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:03

TEMAS/ASSUNTOS:
* Dengue, cólera, hepatite, leishmaniose, verminose

SUGESTÕES DE MATERIAIS:

Água hoje e sempre consumo sustentável
Panfletos e cartazes informativos
Jornais
Revistas
Livros didáticos Manual do multiplicador


SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS:01 - 04

TEMAS/ASSUNTOS:
* Anorexia
* Bulimia
* Obesidade
* Sedentarismo
* Saneamento Básico
* DCNT

SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Livros:
Carlota Bolota
Diferenças e preconceitos na escola
Nós
AIDS e escola
Apoio ao trabalho preventivo na Escola e na Comunidade
Fala garoto!Fala garota!
Manual do multiplicador


SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: 01 a 07


TEMAS/ASSUNTOS:
*Obesidade
* Hábitos alimentares saudáveis
* DCNT

SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Cartilha Agita Galera
Carlota Bolota
Apoio ao trabalho preventivo na Escola e comunidade
Kits Prevenção



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:03-04-05-06-07


TEMAS/ASSUNTOS:
* Sexualidade
* DST
* Gravidez na adolescência
* Aborto

SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Kit prevenção também se ensina



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:03

TEMAS/ASSUNTOS:
* Drogas
* Alcoolismo
* Violência
* DCNT = diabetes


SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Drogas = Prevenção a dependência química
Fala garoto!Fala garota!
Aprendendo a ser e a conviver
A Tatuagem
Idéias 29
Apoio ao trabalho preventivo na Escola e na Comunidade


SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS:01 a 04


TEMAS/ASSUNTOS:
* Sexualidade
* Gravidez na adolescência

SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Manual do multiplicador: adolescente AIDS e escola, Primeira vez, Gravidez na adolescência
Planeta eu: conversando sobre sexo
PROJETO VALE SONHAR



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:9


TEMAS/ASSUNTOS:
DCNT


SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Folhetins explicativos
Parcerias
Campanhas de prevenção
Palestras
Pesquisas



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:01 a 04

TEMAS/ASSUNTOS:
* Sexualidade
* DST/AIDS
* Drogas
* Gravidez na adolescência
* DCNT

SUGESTÕES DE MATERIAIS:
Kits Prevenção



SÉRIE:
BIMESTRE:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:04

TEMAS/ASSUNTOS:
* Aborto
* Sexualidade
* Gravidez na Adolescência
* Violência

SUGESTÕES DE MATERIAIS
Kits Prevenção