sexta-feira, 27 de março de 2009

Destaques TV Escola: 30/mar a 5/abr




Colegas da TV Escola

A semana de 30/mar a 5/abr traz muitas novidades na grade do Canal da Educação.

Vamos estrear a série SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA, uma produção da TV Escola que viajou pelo Brasil para mostrar como as novas tecnologias vêm sendo utilizadas em sala de aula.

Teremos mais um episódio inédito da série PATOS, ASAS E BALÕES, que conta um pouco da história de como o homem conseguiu voar.

Além disso, vamos reprisar o documentário SAÚDE DO PROFESSOR, que, entre outras coisas, dá dicas de como melhorar a qualidade de vida de nossos educadores.

Outra reprise importante é a SEMANA TEMÁTICA: II GUERRA MUNDIAL, onde vamos exibir as duas edições da série CORES DA GUERRA, além de uma entrevista com o baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, que, nas horas vagas também é um estudioso da história.

Ainda nos conteúdos de História, teremos duas estréias importantes: um documentário sobre o alemão OTTO VON BISMARCK e um programa que explica os detalhes do TRATADO DE TORDESILHAS.

E na programação do ENSINO MÉDIO, o prof. Walmir Cardoso recebe especialistas de Biologia e Física para criarem uma atividade interdisciplinar sobre a vida dos beija-flores.

Segue abaixo a relação completa dos destaques da próxima semana:

Ensino Fundamental
Escola / Educação

Cleusa e a Sala Multimeios – Balneário Camboriú, SC inédito





Cleusa e a Sala Multimeios – Balneário Camboriú, SC



duração: 26’
exibição: 30/mar, às 10h e 14h

Episódio da série Sua Escola Nossa Escola, uma produção da TV Escola que mostra experiências de escolas públicas das cinco regiões do Brasil, sobre a utilização das novas tecnologias e a integração das mídias em sala de aula.

Neste episódio, vamos conhecer uma escola em Santa Catarina que baseia seu ensino na educação “pela”, “para” e “com” a mídia, tendo como ponto central a sala de multimeios, coordenada pela professora Cleusa.

Participa também do programa o professor de Novas Tecnologias da USP, José Manuel Moran.

Ensino Fundamental
História
O Tratado de Tordesilhas inédito

duração: 50’
exibição: 1º/abr, às 10h e 14h




Documentário que conta a história política por trás da assinatura, em 1949, do Tratado de Tordesilhas, acordo que dividia as terras do Novo Mundo entre Espanha e Portugal.

Ensino Fundamental
Ciências
Patos, Asas e Balões – Episódio 2 inédito


duração: 15’
exibição: 2/abr, às 10h e 14h

Produção da TV Escola em que dois patos (Juca Pato e Jean Canard), na França do início do séc. XX, realizam um documentário sobre os pioneiros da aviação, como Santos Dumont e Von Zepellin, e mostram as curiosidades, as dificuldades e as descobertas científicas que permitiram a conquista do ar.

Neste episódio, os patos contam a história do balonismo. Dos primeiros balões de Bartolomeu de Gusmão e dos irmãos Montgolfier aos corajosos vôos de Salomon Andree até o Ártico. Mostram, também como os balões fascinaram o jovem Santos Dumont na sua chegada a Paris.

Ensino Fundamental
Saúde
Saúde do Professor


duração: 35’
exibição: 31/mar, às 10h e 14h

Documentário, produzido pela TV Escola, traz experiências e depoimentos de educadores brasileiros que enfrentam vários problemas relacionados à sua saúde física e mental e que, por meio de diferentes ações, encontram soluções possíveis para garantir qualidade de vida e melhorar o seu ambiente de trabalho.

Conteúdo Complementar:
Professor, acesse o encarte dos Destaques da Programação, com sugestões de atividades para trabalhar o programa Saúde do Professor em sala de aula.
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/destaques_out_nov_08.pdf

Ensino Fundamental
Geografia
Litoral Europeu Visto do Céu inédito


duração: 8 episódios de 7’
exibição: 3/abr, às 10h e 14h

Série que apresenta as costas de vários países da Europa e, por meio de imagens aéreas, revela aspectos geográficos, econômicos e populacionais desses lugares.

Videoteca
Viajantes da História
duração: 10 episódios de 22’

Por meio de poderes especiais, um divertido casal volta ao tempo para explicar a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos existentes na sociedade contemporânea e sua relação com o passado, bem como a importância de grandes personalidades históricas.
Serão exibidos os seguintes episódios:

MULHERES MARAVILHOSAS / A TEORIA DA TERRA PLANA
exibição: 30/mar, às 6h e 16h (reprise)

DIVERSÃO E JOGOS / OS MAIORES ERROS DA HISTÓRIA
exibição: 31/mar, às 6h e 16h (reprise)

BICICLETAS / QUEM DESCOBRIU A AMÉRICA?
exibição: 1º/abr, às 6h e 16h (reprise)

DESENTERRANDO A HISTÓRIA / VOAR
exibição: 2/abr, às 6h e 16h (reprise)

GRANDES CATÁSTROFES / A IDADE DAS TREVAS
exibição: 3/abr, às 6h e 16h (reprise)


Bismarck: Chanceler e Demônio, parte 1 inédito



duração: 43’
exibição: 1º/abr, às 22h e 3h

Documentário, em duas partes, que conta a história de Oto von Bismarck, figura controversa que foi responsável pela unificação alemã.

Ensino Médio
Sala de Professor
Biologia / Física
Beija-Flores inédito
duração: 60’
exibição: 30/mar, às 11h e 17h


Episódio, da série O Mundo Secreto nos Jardins, que acompanha os hábitos, as curiosidades e a importância dos beija-flores na natureza.
Após a exibição, o programa será comentado por professores de Biologia e Física.

Ensino Médio
Sala de Professor
Arte / História / Música

Paul Cézanne




duração: 60’
exibição: 31/mar, às 11h e 17h

Episódio da série Os Impressionistas que narra a vida e a obra de Paul Cézanne, um dos mestres da pintura impressionista que marcou o século 19.
Após a exibição, o programa será comentado por professores de Arte, História e Música.

Ensino Médio
Acervo
Biologia
Extinção inédito

duração: 60’
exibição: 26/mar, às 11h e 17h

Episódio da série Evolução que analisa os processos de extinção sofridos pelo planeta e a evolução das espécies ao longo da história.
Antes da exibição, o programa será comentado por um professor de Biologia.


Ensino Médio
Acervo
Sociologia
Homem x Água



duração: 60’
exibição: 27/mar, às 11h e 17h

Programa da série O Fim da Água que discute as conseqüências da interferência do homem na natureza, principalmente quanto ao mau uso da água.
Antes da exibição, o programa será comentado por um professor de Sociologia.

Design Ecológico
duração: 57’
exibição: 30/mar, às 22h / 5/abr, às 13h

Idéias, protótipos e previsões para o futuro de pioneiros do design ecológico, que defendem o desenvolvimento sustentado em campos como arquitetura, urbanismo, sistemas de energia, transporte e indústria.

Mais Pedidos
A Espinha Dorsal da Noite

duração: 52’
exibição: 3/abr, às 20h / 4/abr, às 17h / 5/abr, às 18h

Episódio da série Cosmos, apresentada pelo cientista Carl Sagan, que mostra uma viagem fascinante pelo Universo, abordando temas como a origem da vida, o nascimento das estrelas e o sistema solar.

Semana Temática: II Guerra Mundial



Nesta semana, a TV Escola reprisa uma seleção de documentários que mostra os diferentes olhares sobre a participação dos principais países envolvidos no conflito.
Faz parte dessa programação uma entrevista com João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso e estudioso da II Guerra Mundial. Barone, conta um pouco da sua relação com o tema (seu pai é ex-combatente) e do documentário que produziu, chamado “Um Brasileiro no Dia D”, onde foi atrás de um brasileiro que esteve presente na invasão da Normandia.

Veja os horários:

SEGUNDA-FEIRA: 30/mar, às 21h

TRECHO DA ENTREVISTA COM JOÃO BARONE (3’)
UMA NOVA ORDEM MUNDIAL (50’) – Episódio da série As Cores da Guerra, que, por meio de uma extensa pesquisa e de um rico acervo de documentos e imagens, mostra, não só os anos desse conflito, mas também o período que o precedeu, enfocando o ponto de vista das testemunhas que viveram naquele período.

TERÇA-FEIRA: 31/mar, às 21h

TRECHO DA ENTREVISTA COM JOÃO BARONE (3’)
GUERRA TOTAL (50’) – Episódio da série As Cores da Guerra, que, por meio de uma extensa pesquisa e de um rico acervo de documentos e imagens, mostra, não só os anos desse conflito, mas também o período que o precedeu, enfocando o ponto de vista das testemunhas que viveram naquele período.

QUARTA-FEIRA: 1º/abr, às 21h

TRECHO DA ENTREVISTA COM JOÃO BARONE (3’)
TRIUNFO E DESESPERO (50’) – Episódio da série As Cores da Guerra, que, por meio de uma extensa pesquisa e de um rico acervo de documentos e imagens, mostra, não só os anos desse conflito, mas também o período que o precedeu, enfocando o ponto de vista das testemunhas que viveram naquele período.

QUINTA-FEIRA: 2/abr, às 21h

TRECHO DA ENTREVISTA COM JOÃO BARONE (3’)
FÉ NA VITÓRIA (50’) – Episódio da série Cores da Guerra – Japão, que, com o uso de imagens inéditas, mostra a participação dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. A narração é baseada nos diários das pessoas que presenciaram os horrores desse conflito.

SEXTA-FEIRA: 3/abr, às 21h

TRECHO DA ENTREVISTA COM JOÃO BARONE (3’)
SUPORTANDO O INSUPORTÁVEL (50’) – Episódio da série Cores da Guerra – Japão, que, com o uso de imagens inéditas, mostra a participação dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. A narração é baseada nos diários das pessoas que presenciaram os horrores desse conflito.


Salto para o Futuro
A Cidade Como Espaço Educativo
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2008/cee/index.htm


duração: 5 programas de 60’

Série pretende que o debate pedagógico a ser empreendido seja feito à luz das novas teorias e abordagens culturais, das diferentes disciplinas das Ciências Sociais, somado aos relatos de experiências, com atividades desenvolvidas por professores e seus alunos, como formas de fornecer subsídios aos professores, para além dos seus conhecimentos acumulados, e estimulá-los ao planejamento de atividades pedagógicas subsidiadas por pesquisas em campo.

1. Cidade e Cidadania
exibição: 30/mar, às 19h ::::: 31/mar, às 8h (reprise) e 15h (reprise)
Neste primeiro programa, pretende-se enfocar os conceitos de cidade e de cidadania, buscando suas relações em seus aspectos históricos, culturais e sociais, contextualizando-os, apresentando suas variantes, em diferentes tempos e espaços. A proposta é a de produzir informação e promover o debate, de modo a permitir a reflexão sobre a formação e o exercício da cidadania em diferentes espaços urbanos, em tempos atuais.

2. Patrimônio e Memória
exibição: 31/mar, às 19h ::::: 1º/abr, às 8h (reprise) e 15h (reprise)
A proposta do segundo programa é ressaltar a importância de pesquisar e conhecer, através da memória social, o patrimônio histórico, artístico e cultural das cidades, principalmente aquelas em que vivemos, para sua maior valorização e preservação, permitindo rever valores e conceitos. O patrimônio – material e imaterial – deverá ser enfocado como produto social, inerente à história e à cultura próprias daqueles que o produzem, em diferentes espaços e comunidades urbanas. Para isso, relatos e memórias de indivíduos, grupos e comunidades deverão ser considerados como fontes de informação, preservação e resistência cultural.

3. Centro e Periferia
exibição: 1º/abr, às 19h ::::: 2/abr, às 8h (reprise) e 15h (reprise)
Neste terceiro programa, as propostas são: discutir os conceitos de “centro” e de “periferia”, no espaço urbano, a partir do debate acerca dos fatores históricos, sociais e culturais que os determinam e caracterizam; valorizar as produções culturais realizadas nesses espaços urbanos, seus agentes sociais e suas formas de organização e de reprodução social; perceber as interações entre esses espaços, através de suas produções e manifestações culturais, rompendo fronteiras e preconceitos, ampliando o conhecimento sobre suas formas de ser e de existir.

4. Urbano e Rural
exibição: 2/abr, às 19h ::::: 3/abr, às 8h (reprise) e 15h (reprise)
Neste quarto programa, pretendemos realçar as relações existentes entre o “urbano” e o “rural”, com destaque para os fenômenos sociais e as manifestações culturais presentes em ambos os espaços, cada vez mais presentes na vida cotidiana dessas populações, em função dos crescentes deslocamentos humanos e do transporte cultural, ocorridos de um meio para o outro, gerando novas formas de organização e cultura.

5. Pluralidade e Diversidade
exibição: 3/abr, às 19h ::::: 6/abr, às 8h (reprise) e 15h (reprise)
No último programa da série, pretendemos destacar a pluralidade e a diversidade étnica e cultural da sociedade em que vivemos; debater sobre o respeito à alteridade, como princípio educativo, para uma vida em sociedade mais ética, solidária e cidadã; apresentar experiências vivenciadas em comunidade, em que práticas de solidariedade, de respeito às diferenças e ao outro fazem parte de sua história.

Dúvidas e sugestões:
tvescola@mec.gov.br

SUGESTÃO DE LEITURA- PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA-DCNT



Reduzir carne vermelha diminui mortalidade, indica pesquisa
JULLIANE SILVEIRA
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo



Um estudo divulgado hoje no "Jama" (revista da Associação Médica Americana) aponta relação entre o consumo de carne vermelha e carnes processadas e maior número de mortes por câncer e problemas cardiovasculares. A pesquisa, uma das maiores já realizadas, analisou dados de 500 mil norte-americanos de 50 a 71 anos de idade.



Em dez anos de acompanhamento, morreram 47.976 homens e 23.276 mulheres. Para os pesquisadores, 11% das mortes em homens e 16% das mortes em mulheres poderiam ser adiadas se houvesse redução do consumo de carne vermelha para 9 g do produto a cada 1.000 calorias ingeridas -o grupo que mais ingeriu carne vermelha (68 g a cada 1.000 calorias) foi o que apresentou maior incidência de morte.



No caso das doenças cardiovasculares, a diminuição dos riscos chegaria a 21% nas mulheres se houvesse redução. "A carne processada tem mais sal e gordura saturada, o que aumenta chances de doenças cardiovasculares", diz Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração.

Para o cardiologista Marcos Knobel, coordenador da unidade coronária do hospital Albert Einstein, além da gordura da carne, o problema é o preparo e os outros alimentos que são somados à refeição. "Se a pessoa come um bife à milanesa ou um bife com ovo frito, já estourou de longe a cota de colesterol."



Além disso, ele alerta para os condimentos. "O sal aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica. Se a carne for processada, é pior porque, além do sódio, geralmente tem óleos para a conservação."



Câncer
Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparação de qualquer tipo de carne. Sabe-se que, durante o cozimento em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas, substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e fritar com pouco óleo o alimento. Por esse motivo, indica-se a preparação no forno ou em um cozido.



O churrasco também traz perigo. Durante a preparação, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias também cancerígenas. "A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa", afirma Fábio Gomes, nutricionista do Inca (Instituto Nacional de Câncer).



Segundo o cirurgião oncológico Benedito Mauro Rossi, do Hospital A.C. Camargo, a relação entre consumo de carne e câncer está muito estabelecida, inclusive no Brasil. A distribuição geográfica do câncer do intestino, por exemplo, mostra que no Amapá, a incidência do tumor é de 1,51 caso por 100 mil habitantes, enquanto no Rio Grande do Sul, a terra do churrasco, a incidência é de 28,5 por 100 mil habitantes.



Outro mecanismo desencadeante de câncer seria o excesso de ferro no organismo, ocasionado pelo alto consumo de carne vermelha, importante fonte do mineral. Muito ferro pode causar danos oxidativos e agredir as células do intestino grosso, o que leva ao câncer.



Já as carnes processadas, como linguiças, charque e hambúrgueres, são conservadas com nitritos e nitratos, substâncias, que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam as chances de ocorrer um câncer no estômago e no intestino. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a ingestão de carne (excluindo frango e peixe) não ultrapasse os 300 g por semana.



Como a carne vermelha é boa fonte de ferro, é indicado aumentar o consumo de vegetais folhosos verde-escuros, também ricos no mineral.