segunda-feira, 16 de março de 2009

PLANTÃO DE DÚVIDAS


PLANTÃO DE DÚVIDAS- CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Agora os professores de Ciências e Biologia, contam com mais um recurso para auxiliá-los no desenvolvimento da Proposta Curricular, com o PLANTÃO DE DÚVIDAS às sextas-feiras, das 8h às 11h e 13h às 16h na Oficina Pedagógica, com as PCOPs Salete e Daniela.
AGENDAR COM ANTECEDÊNCIA
Telefone para contato: (14) 3626 - 2251


SUGESTÃO DE LEITURA




COLEÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Educação matemática e temas político-sociais
Autores:
Mara Sueli Simão Moraes, Élen Patrícia Alonso-Sahm, Elizabeth Mattiazzo-Cardia,Renata Ueno

Editora: Autores Associados




O ensino da matemática sempre foi um desafio aos professores e uma dificuldade real para os estudantes. À medida que se avança no ensino da matemática, o professor e o aluno começam um processo de distanciamento do empírico, tendendo, cada vez mais, para o pensamentoabstrato, característico da ciência matemática. É quando o ensino e a aprendizagem da matemática se transformam num problema pedagógico sério e difícil.Tudo indica que a matemática, mesmo sendo uma linguagem essencialmente abstrata, adquire maior sentido para os alunos quando os professores chegam a compreender que a prática social deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada de todo conhecimento humano.O livro, rico em exemplos, mostra que o ensino co-operativo – com grupos distintos, com possibilidade de troca de conhecimentos em grandes grupos, com professor atentopara atender, a tempo e à hora, aos estudantes, preocupado em criar confiança no aluno, capaz de orientá-lo quando necessário – pode levar o aluno à autonomia no pensar matemático e criar um cidadão reflexivo, rumo à emancipação.
PROFESSOR DOUTOR JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE