segunda-feira, 18 de maio de 2009

PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM FOCO

As professoras de Ciências e Biologia, Iolanda e Tercíla da E.E. Frei Galvão estão desenvolvendo as ações do Projeto Prevenção Também se Ensina com foco na Gravidez na adolescência, mediante diagnósticos de casos de 2008.

Entre os objetivos das ações destacam-se:
-contribuir para melhorar o acesso dos adolescentes às informações sobre sua sexualidade;
-reduzir o atual percentual de gravidez precoce e indesejada entre as adolescentes,através de informação dirigida .

Bimestralmente as ações são subsidiadas e orientadas pelas Professoras Coordenadoras de Ciências – Salete e Biologia - Daniela, objetivando a mudança de hábitos e atitudes, no intuito de aguçar a valorização da vida.

NOTÍCIAS


USP realizará vestibular inédito para a sua primeira graduação a distância




A Universidade de São Paulo (USP) irá realizar um vestibular inédito para o seu primeiro curso de graduação a distância. Serão oferecidas 360 vagas em licenciatura em ciências, que funcionará em quatro pólos. A previsão é que as inscrições para o processo seletivo sejam abertas ainda em julho e a prova aconteça no dia 2 de agosto. O início das aulas está programado para o dia 21 de setembro.
A graduação funcionará nos campi do Butantã, na capital (90 vagas), em São Carlos (90 vagas), em Piracicaba (90 vagas) e em Ribeirão Preto (90 vagas). Metade das aulas será presencial e os alunos terão de ir ao campus todos os sábados. A duração do curso será de quatro anos, divididos em oito semestres.
O curso é voltado, essencialmente, para a qualificação de professores que atuam na educação básica sem a formação adequada. Estimativas apontam déficit de cerca de 200 mil professores em ciências no país. Até por isso, a expectativa é que a procura maior seja de pessoas mais maduras e que já estejam no mercado de trabalho.
“Há uma grande demanda para essas áreas e a educação à distância pode ser uma solução, porque o profissional pode mais facilmente conciliar a graduação com a sua rotina”, afirma o professor José Cipolla Neto, coordenador do novo curso.
As aulas acontecerão uma única vez por semana, aos sábados, com foco na parte laboratorial. Durante a semana, o aluno terá atividades para realizar por meio do portal de internet que será disponibilizado. Parte das aulas será por teleconferência, em que o professor fica em um dos campi e a aula é transmitida em tempo real para os outros pólos. Tutores e educadores acompanharão os alunos na sala de aula.

Processo seletivo
A seleção, que será feita pela Fuvest, terá uma única fase. A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha e uma redação.
Como a proposta é qualificar docentes, professores em exercício sem formação superior receberão um bônus de 10% na nota final da prova. Docentes em exercício com curso superior, mas sem qualificação para a área terão uma bonificação de 8% na nota.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 30. Haverá a concessão de redução ou isenção da taxa, mas os critérios ainda serão divulgados em edital, a ser publicado nas próximas semanas. Para o próximo ano, o curso deverá fazer parte do vestibular tradicional da Fuvest no final do ano. Portanto, o ingresso da segunda turma de licenciatura em ciências será para 2011.
A coordenação do curso é feita por uma equipe multidisciplinar com 13 profissionais. Cada pólo terá quatro docentes, três tutores e três educadores. “A qualificação dos professores é padrão USP, com titulação mínima de doutorado e dedicação integral”, afirma Cipolla. Segundo ele, haverá um educador e um tutor para cada 30 alunos e um docente para cada 45 alunos.
A USP avalia ainda a possibilidade de oferecer outros cursos, além do de licenciatura em ciências: pedagogia, licenciatura em matemática e licenciatura em biologia.