Quem nunca pegou piolho levante a mão !!!
A escola é um local que pode influir na saúde e no bem-estar dos alunos, a educação em saúde promove os conhecimentos específicos e atitudes relacionadas a esta, proporcionando melhor desenvolvimento físico e psicológico, o que influencia o bem-estar de toda comunidade.
Cabe a escola, um ambiente de educação formal de maneira transversal e no Projeto Prevenção Também se Ensina dar uma abordagem didática em saúde e que sirva na promoção do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, sendo uma meta a ser atingida. A atuação dos professores pode ser mais eficiente para as crianças em comparação aos profissionais da saúde, pois estes últimos raramente enfatizam a saúde de forma positiva e são mais propensos à imposição do que ao diálogo (Giordan, 2000).
Enão perguntamos... Quem nunca pegou piolho levante a mão....
Sugerimos um Projeto para se trabalhar esse “probleminha” !!!
Em qual série? Ué... e piolho lá escolhe série?
De acordo com as necessidades ....
PROJETO QUEM NUNCA PEGOU PIOLHO LEVANTE A MÃO
Justificativa:
A infestação de piolhos em meio a um aglomerado de crianças é um sério problema enfrentado pela maioria das Instituições Educacionais.
Vários fatores contribuem para que os piolhos apareçam e se instalem nas cabeças das crianças, infestando rapidamente a todos, inclusive atingindo a Equipe de profissionais.
Todavia, um tratamento educativo visando a conscientização das crianças e de toda a Comunidade Educativa, pode contribuir para a diminuição ou extinção de piolhos em diversos ambientes.
Objetivo Geral:
· Eliminar as infestações de piolhos na Instituição.
Objetivos Específicos:
· Conhecer o piolho, identificando-o entre outros insetos;
· Conhecer seus hábitos e como ocorre sua infestação;
· Entender os prejuízos causados a uma pessoa contaminada por piolhos;
· Compreender os processos de transmissão e combate aos piolhos;
· Identificar e combater a contaminação.
Mural
Um mural anunciando o projeto e folders ou outros materiais informativos deverão acompanhar o desenvolvimento deste projeto.
Desenvolvimento:
Informar as famílias sobre o projeto;
Apresentar um piolho “verdadeiro” às crianças;
Trazer informações sobre este inseto parasita e conversar sobre este assunto com a turma;
Buscar palestrantes e outras pessoas para prestarem depoimentos sobre o tema;
Criar um momento para diagnosticar a presença de piolhos entre os alunos;
Promover e estimular os cuidados diários;
Criar histórias, poemas, músicas e dramatizações abordando o tema e apresentá-los à turma;
Atividades de recorte: Palavra PIOLHO – letras inicial e final, gravuras sobre a parte do corpo humano em que o pilho se instala e sobre hábitos de higiene;
Perfurar a letra inicial da palavra PIOLHO;
Número de letras da palavra, número de letras repetidas;
Nomes de colegas que começam com a mesma letra do PIOLHO;
Explorar a cor deste parasita e a mudança de cor decorrente da coloração dos cabelos em que eles se encontram;
Criar um piolho de formas geométricas: círculo etc…
Entrevistas: Você já teve piolhos? Como conseguiu eliminá-los?
Enviar receita de Shampoo caseiro para as residências das crianças;
Explorar a receita do Shampoo caseiro;
Desenhar e enfeitar piolhos utilizando as técnicas de mosaico, papel rasgado, bolinhas de papel, pintura a dedo ou com o pincel …
Confeccionar piolhos com a massa de modelar;
Promover uma exposição das atividades das crianças;
Quebra-cabeças com o desenho do piolho e com a palavra;
Improvisar brincadeiras ou adequar as já conhecidas, ao projeto;
Atividades com o corpo: História articulada – O piolho está dormindo, agora está acordando, espreguiça bem devagar, Vira para o lado direito e depois para o lado esquerdo, abre os braços, agora se levanta, anda bem devagar (andar como um piolho), procura um lugar em meio aos cabelos para picar, ele percebe que uma mão e aproxima para lavar a cabeça e saí correndo, a mão pega o piolho e o deixa cair no chão do banheiro, o piolho vai embora pelo ralo e a criança continua tomando seu banho.
Elaborar uma dramatização com a participação das crianças e convidar a comunidade educativa para assisti-la.
Recursos materiais:
Papel Chamex ou rascunho, papéis coloridos, jornais, revistas, cola, tesoura, massa de modelar, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, piolhos (verdadeiros), textos informativos, pincel hidrográfico.
Músicas:
TCHAU PIOLHO – Autora: Angela A.A.Lima
(Ritmo: Atirei o pau no gato)
Eu lavo minha cabeça-ça
tenho as unhas-nhas
Bem curtinhas-nhas
E piolho-lho
Não vou ter, ter, ter,
Ele vai é procurar outra cabeça
Tchau.
Bicho feio
(Ritmo: Ciranda cirandinha)
Não lavei os meus cabelos
E piolho eu peguei
Coço, coço o dia inteiro
Não agüento mais coçar.
Com o piolho, bicho feio
Vou agora acabar
Manter meus cabelos limpos
Para ele não voltar.
O PIOLHO – Autora: Angela A. A. Lima
(Ritmo: Terezinha de Jesus)
O piolho é maldoso
Chupa o sangue e traz doenças
Vou lavar minha cabeça
E piolho não vou ter.
O seu ovo é o lêndea
Ela gruda nos cabelos
Pente fino e remédio
Fazem parte da limpeza
Eu agora já conheço
Os problemas que ele traz
Este bicho na cabeça
Nem agora e nunca mais.
Sugestões de brincadeiras:
“Sr. Ratinho tai?” Transformar em “Piolhinho tai?”
“Batata quente” – Transformar em “Piolho Feio”
“Macaco disse” – Colocar mímicas relacionadas ao piolho
Gincanas – Crianças (piolhos) correndo atrás de outras crianças (pente fino ou limpeza)
- Crianças (colocadas em 2 colunas) atrás e objetos de prevenção ao piolho à frente. O primeiro de cada coluna deverá correr e pegar um objeto, entregando-o em seguida ao segundo de sua equipe. A equipe vencedora será aquela que chegar novamente ao primeiro da equipe.
Sugestão de Shampoo caseiro:
INDICAÇÃO: Combate piolhos(parasitas e mata lêndeas)
Ingredientes:
100 g de folhas verdes de Melão de São Caetano
100 g folhas verdes de boldo
100 g de folhas verdes de Erva de Santa Maria
50 g de folhas verdes de arruda
1 barra (200g) de sabão de coco
Preparo:
Cozinhar as ervas em 1 litro de água por 15 minutos.
Coar e acrescentar o sabão ralado ou picado e retornar ao fogo até que o sabão seja diluído.
Deixe esfriar e guarde em frascos escuros.
Lave a cabeça diariamente, deixando este Shampoo agir por 15 minutos.
Repita a ação e passe o pente fino, até que o piolho desapareça totalmente.
Avaliação:
Participação, desempenho e interesse dos envolvidos, bem como os registros das crianças e a mudança de comportamento das mesmas.
REFERÊNCIAS
Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summos-1992.ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. Loyola 1998.BASSEDAS, Eulália. Aprendes e Ensinar na Educação Infantil - Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.