domingo, 22 de março de 2009

Quem nunca pegou piolho levante a mão!!!!



Quem nunca pegou piolho levante a mão !!!

A escola é um local que pode influir na saúde e no bem-estar dos alunos, a educação em saúde promove os conhecimentos específicos e atitudes relacionadas a esta, proporcionando melhor desenvolvimento físico e psicológico, o que influencia o bem-estar de toda comunidade.
Cabe a escola, um ambiente de educação formal de maneira transversal e no Projeto Prevenção Também se Ensina dar uma abordagem didática em saúde e que sirva na promoção do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, sendo uma meta a ser atingida. A atuação dos professores pode ser mais eficiente para as crianças em comparação aos profissionais da saúde, pois estes últimos raramente enfatizam a saúde de forma positiva e são mais propensos à imposição do que ao diálogo (Giordan, 2000).
Enão perguntamos... Quem nunca pegou piolho levante a mão....
Sugerimos um Projeto para se trabalhar esse “probleminha” !!!
Em qual série? Ué... e piolho lá escolhe série?
De acordo com as necessidades ....

PROJETO QUEM NUNCA PEGOU PIOLHO LEVANTE A MÃO


Justificativa:

A infestação de piolhos em meio a um aglomerado de crianças é um sério problema enfrentado pela maioria das Instituições Educacionais.
Vários fatores contribuem para que os piolhos apareçam e se instalem nas cabeças das crianças, infestando rapidamente a todos, inclusive atingindo a Equipe de profissionais.
Todavia, um tratamento educativo visando a conscientização das crianças e de toda a Comunidade Educativa, pode contribuir para a diminuição ou extinção de piolhos em diversos ambientes.


Objetivo Geral:

· Eliminar as infestações de piolhos na Instituição.


Objetivos Específicos:

· Conhecer o piolho, identificando-o entre outros insetos;
· Conhecer seus hábitos e como ocorre sua infestação;
· Entender os prejuízos causados a uma pessoa contaminada por piolhos;
· Compreender os processos de transmissão e combate aos piolhos;
· Identificar e combater a contaminação.



Mural

  • Um mural anunciando o projeto e folders ou outros materiais informativos deverão acompanhar o desenvolvimento deste projeto.


    Desenvolvimento:

    Informar as famílias sobre o projeto;
    Apresentar um piolho “verdadeiro” às crianças;
    Trazer informações sobre este inseto parasita e conversar sobre este assunto com a turma;
    Buscar palestrantes e outras pessoas para prestarem depoimentos sobre o tema;
    Criar um momento para diagnosticar a presença de piolhos entre os alunos;
    Promover e estimular os cuidados diários;
    Criar histórias, poemas, músicas e dramatizações abordando o tema e apresentá-los à turma;
    Atividades de recorte: Palavra PIOLHO – letras inicial e final, gravuras sobre a parte do corpo humano em que o pilho se instala e sobre hábitos de higiene;
    Perfurar a letra inicial da palavra PIOLHO;
    Número de letras da palavra, número de letras repetidas;
    Nomes de colegas que começam com a mesma letra do PIOLHO;
    Explorar a cor deste parasita e a mudança de cor decorrente da coloração dos cabelos em que eles se encontram;
    Criar um piolho de formas geométricas: círculo etc…
    Entrevistas: Você já teve piolhos? Como conseguiu eliminá-los?
    Enviar receita de Shampoo caseiro para as residências das crianças;
    Explorar a receita do Shampoo caseiro;
    Desenhar e enfeitar piolhos utilizando as técnicas de mosaico, papel rasgado, bolinhas de papel, pintura a dedo ou com o pincel …
    Confeccionar piolhos com a massa de modelar;
    Promover uma exposição das atividades das crianças;
    Quebra-cabeças com o desenho do piolho e com a palavra;
    Improvisar brincadeiras ou adequar as já conhecidas, ao projeto;
    Atividades com o corpo: História articulada – O piolho está dormindo, agora está acordando, espreguiça bem devagar, Vira para o lado direito e depois para o lado esquerdo, abre os braços, agora se levanta, anda bem devagar (andar como um piolho), procura um lugar em meio aos cabelos para picar, ele percebe que uma mão e aproxima para lavar a cabeça e saí correndo, a mão pega o piolho e o deixa cair no chão do banheiro, o piolho vai embora pelo ralo e a criança continua tomando seu banho.
    Elaborar uma dramatização com a participação das crianças e convidar a comunidade educativa para assisti-la.


    Recursos materiais:


Papel Chamex ou rascunho, papéis coloridos, jornais, revistas, cola, tesoura, massa de modelar, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, piolhos (verdadeiros), textos informativos, pincel hidrográfico.

Músicas:


TCHAU PIOLHO – Autora: Angela A.A.Lima


(Ritmo: Atirei o pau no gato)
Eu lavo minha cabeça-ça
tenho as unhas-nhas
Bem curtinhas-nhas
E piolho-lho
Não vou ter, ter, ter,
Ele vai é procurar outra cabeça
Tchau.

Bicho feio

(Ritmo: Ciranda cirandinha)

Não lavei os meus cabelos
E piolho eu peguei
Coço, coço o dia inteiro
Não agüento mais coçar.

Com o piolho, bicho feio
Vou agora acabar
Manter meus cabelos limpos
Para ele não voltar.

O PIOLHO – Autora: Angela A. A. Lima


(Ritmo: Terezinha de Jesus)
O piolho é maldoso
Chupa o sangue e traz doenças
Vou lavar minha cabeça
E piolho não vou ter.

O seu ovo é o lêndea
Ela gruda nos cabelos
Pente fino e remédio
Fazem parte da limpeza

Eu agora já conheço
Os problemas que ele traz
Este bicho na cabeça
Nem agora e nunca mais.

Sugestões de brincadeiras:

“Sr. Ratinho tai?” Transformar em “Piolhinho tai?”
“Batata quente” – Transformar em “Piolho Feio”
“Macaco disse” – Colocar mímicas relacionadas ao piolho
Gincanas – Crianças (piolhos) correndo atrás de outras crianças (pente fino ou limpeza)
- Crianças (colocadas em 2 colunas) atrás e objetos de prevenção ao piolho à frente. O primeiro de cada coluna deverá correr e pegar um objeto, entregando-o em seguida ao segundo de sua equipe. A equipe vencedora será aquela que chegar novamente ao primeiro da equipe.


Sugestão de Shampoo caseiro:


INDICAÇÃO: Combate piolhos(parasitas e mata lêndeas)

Ingredientes:
100 g de folhas verdes de Melão de São Caetano
100 g folhas verdes de boldo
100 g de folhas verdes de Erva de Santa Maria
50 g de folhas verdes de arruda
1 barra (200g) de sabão de coco

Preparo:
Cozinhar as ervas em 1 litro de água por 15 minutos.
Coar e acrescentar o sabão ralado ou picado e retornar ao fogo até que o sabão seja diluído.
Deixe esfriar e guarde em frascos escuros.
Lave a cabeça diariamente, deixando este Shampoo agir por 15 minutos.
Repita a ação e passe o pente fino, até que o piolho desapareça totalmente.



Avaliação:

Participação, desempenho e interesse dos envolvidos, bem como os registros das crianças e a mudança de comportamento das mesmas.

REFERÊNCIAS
Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summos-1992.ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. Loyola 1998.BASSEDAS, Eulália. Aprendes e Ensinar na Educação Infantil - Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Sugestões de atividades
















22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

História do Dia Mundial da Água, 22 de março
Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo).
Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.