terça-feira, 2 de junho de 2009

SUGESTÃO DE ATIVIDADE- PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA



IMAGEM CORPORAL


"Tenho 13 anos, ainda não menstruei, mas meus seios já estão bem desenvolvidos. Só que eles não têm biquinho! Isso é normal?"
(Revista Querida, Ano VI, Nº 100)


Os adolescentes, em geral, não são bem informados sobre as mudanças físicas que experimentam e ficam com o sentimento de que não são atraentes ou normais.


A imagem corporal é a maneira como representamos mentalmente o nosso corpo. Ela é tão importante que faz parte da nossa identidade.


O foco central sobre a imagem corporal tem a ver com dois aspectos:


1 - o adolescente ainda não formou claramente o seu senso de identidade como pessoa; e
2 - o adolescente ainda não tem bem estruturado o seu senso de auto-estima decorrente de suas características pessoais, seus relacionamentos e suas realizações.


Portanto, o trabalho com adolescentes sobre aquisição de uma imagem corporal positiva é fundamental. Esta irá fortalecer o sentido de atratividade, de aceitação social, a capacidade de dar e receber afeto, a maneira como percebe a si e ao outro sexo e, principalmente, de estabelecer e manter vínculos amorosos.


DINÂMICA: ESPELHO MENTAL


Objetivo:
Auxiliar o adolescente a tomar consciência da imagem que ele tem do seu próprio corpo.


O que você irá precisar:


Sala ampla e confortável, folhas de papel sulfite e lápis, aparelho de DVD, música lenta.

Tempo: 50 minutos.


O que você faz:


Orientação geral (5 minutos):


1 - Pedir para todos os participantes andarem pela sala ao som da música (descalços) seguindo as instruções do facilitador:
-andar na ponta dos pés;
-andar apoiando o corpo no calcanhar;
-andar na chuva;
-andar em uma superfície quente;
-andar passando por uma porta estreita;
-andar em câmera lenta;
-andar em marcha ré.



Os adolescentes não deverão tocar o corpo do outro colega.



2 - Pedir que todos parem onde estão, fechem os olhos e pensem na parte do seu corpo que acham mais bonita e atrativa. Guardem mentalmente esta imagem consigo.



Trabalho individual (10 minutos):



1 - Solicitar que cada participante sente, pegue sua folha de papel sulfite e procure esquematizar no papel a imagem captada pelo seu cérebro. Não colocar o nome.
2 - Lembrar que é somente um esquema e não um desenho artístico.



Trabalho em grupo (35 minutos):
1 - Pedir para cada participante virar o esquema para baixo e aguardar.
2 - Quando todos terminarem, pedir que façam as folhas circularem, com o esquema para baixo.
3 - Pedir que parem de passar quando as folhas atingirem a metade do círculo e desvirá-las.
4 - Cada participante, com uma folha nas mãos, comenta ou mostra o que a pessoa conseguiu passar de sua imagem mental.
5 - Quando todos terminarem a tarefa, pede-se que façam circular todos os esquemas para serem vistos.
6 - Cada participante guarda sua folha.



Pontos para discussão:
a) Os homens e as mulheres estão satisfeitos com suas formas físicas?
b) A forma como nos sentimos em relação ao nosso corpo é influenciada pelo que as pessoas do outro sexo acham interessante ou atraente?
c) Existem partes do nosso corpo que podemos modificar. Por que e para que?



Resultados esperados:
Os adolescentes terão vivenciado a oportunidade de tomar consciência das suas mudanças físicas.

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