domingo, 31 de maio de 2009

SUGESTÃO DE ATIVIDADE



“Tabagismo: Apague essa ideia”





A sociedade conhece os malefícios que o cigarro traz para a saúde, mas não parece levar em consideração os seus graves riscos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Pensando nisso, o governo tem divulgado campanhas de prevenção com o objetivo de levar as pessoas à conscientização sobre seus perigos. Porém, os fumantes ignoram tal orientação e mantém o hábito de fumar. Proibiu-se o fumo em locais públicos fechados, como restaurantes, bares, hospitais, repartições públicas, escolas, mas, infelizmente, encontramos muitas pessoas fumando nesses locais, inclusive nas escolas.
No cotidiano escolar, encontramos jovens fumantes que pensam que não vão se viciar, no entanto, fazem dessa prática sua rotina e, assim, tornam-se dependentes do fumo. Um artigo da Revista de Enfermagem sobre Tabagismo, publicado em 27.08.07, destaca que “A fase da adolescência se caracteriza pelo grande interesse do jovem em experimentar novos comportamentos. Os jovens nesse período estão mais suscetíveis, incluindo o estímulo que é dado pelos amigos mais velhos e pela publicidade.” Esta afirmação condiz com as respostas dos jovens alunos ao serem questionados sobre o uso do cigarro. Alguns alegam que foram induzidos ao vício por influência de pessoas mais velhas, como parentes, amigos e até professores. Outros dizem que, por apresentarem ansiedade elevada, estresse ou depressão, usam o cigarro como “fuga” dos problemas. E outros, ainda, dizem que usam para se autoafirmarem em seu círculo de amizades.
Para que o vício seja combatido, nós, educadores, precisamos elaborar ações para reduzir a iniciação ao tabagismo entre os jovens. Campanhas educativas podem ser promovidas em datas específicas como o 31 de Maio, Dia Internacional de Luta contra o Tabagismo, com palestras de profissionais da área da saúde falando do controle que a nicotina exerce sobre os usuários. Também poderiam ser confeccionados pelos alunos materiais educativos que promovessem a auto-estima e a valorização da vida. Os alunos também poderiam realizar pesquisas na Internet sobre o assunto, em busca de textos como um artigo do Dr. Dráuzio Varella, que fala sobre a dependência do fumo na adolescência, e que se encontra no seguinte link: http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/cigarro.asp
Os links abaixo, também, podem levar os jovens à reflexão sobre o tema.
www.inca.gov.br/tabagismo/
Projetos educacionais contra o tabagismo precisam ser implementados para inibir a curiosidade do jovem pelo cigarro. Todos nós precisamos combater o fumo, por ele ser um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, e seria muito proveitoso que isso começasse no ambiente escolar.
Delineamos algumas sugestões de atividades: - Entrevistas, no entorno da escola, para coleta de dados sobre fumantes;- Confecção de cartazes com gráficos sobre o quantitativo de fumantes e não fumantes;- Confecção de cartazes educativos;- Palestras com profissionais da saúde utilizando recursos de multimídia;- Concurso de Rap e Poesias;- Projeção de filmes que tratem sobre o assunto, como “Obrigado por Fumar”, 2006, Estados Unidos, direção de Jason Reitman.

A sinopse está no link
www.adorocinema.com.br/filmes/obrigado-por-fumar/obrigado-por-fumar.asp
As atividades sugeridas facilitam o processo de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, como Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, Geografia, Matemática e Sociologia. E serão trabalhadas competências e habilidades como linguagem oral e escrita, gênero poético, noções espaciais e temporais, leituras de gráficos, valorização da vida e socialização.
Ficam registradas as nossas sugestões, mas sabemos que a criatividade do professor é ímpar e supera sempre todas as expectativas.

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