terça-feira, 19 de maio de 2009

SUGESTÃO DE ATIVIDADE-PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA



Projeto Prevenção Também se Ensina




Muito se tem falado e mostrado sobre sexo, aids e drogas nos últimos anos.
Os adolescentes têm dúvidas e questionamentos sobre esses assuntos e necessitam ser respondidos de maneira franca e simples.
A educação sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo a aids, para adolescentes, deve ser iniciada a partir do que eles conhecem, ouvem, têm visto e do que pensam sobre o assunto.

SONDAGEM

Ao invés de esperar que eles aprendam tudo o que achamos que eles precisam saber, podemos ensina-los a refletir sobre as informações que já receberam, aprender a maneja-las e tomar decisões seguras de suas vidas.
Uma forma de identificar o grau de conhecimento da turma a respeito das DST/aids consiste em sondar as informações que o aluno possui sobre o assunto.
A sondagem é um recurso que ajuda a direcionar os trabalhos, possibilitando ao educador a manter um projeto com o perfil de seus alunos.

Sugestões de perguntas para sondagem:
- o que vocês entendem por DST?
- quais as DST que vocês conhecem?
- Como podemos evitar as DST?
- Algumas dessas DST podem ser transmitidas pelo sangue?

Caixa de dúvidas
Terminada a sondagem inicial, apresente a “caixa das dúvidas”.Informe que a caixa permanecerá no canto da sala até o final da aula.
Estimule os alunos a fazer perguntas sobre as principais dúvidas que têm sobre o tema.
Com as perguntas depositadas na “caixa das dúvidas”, faça a turma com a turma o levantamento das perguntas, anotando-as no quadro ou mural, a fim de conhecer as dúvidas dos jovens sobre o assunto.

Sugestão de atividades:
- promover debates;
- criar cartazes, folders;
- entrevistas com profissionais da área;
- leitura dos livros: Kit Prevenção
- Menino brinca de boneca? – Autor: Marcos Ribeiro
- Nós- Autor: Eva Furnari
- Redação, teatro, poemas ...Dinâmicas




DINÂMICA
Contatos Pessoais
Objetivo: Facilitar a compreensão da transmissão sexual do HIV e das DST.
O que você irá precisar:
Sala ampla, folha de papel sulfite, lápis ou caneta. Música alegre e movimentada.
Tempo: 40 minutos
O que fazer: 1- Entregar para cada um dos participantes uma folha ( conforme modelo), com apenas uma figura já desenhada pelo facilitador . Para cada grupo de 10 participantes, o facilitador deverá desenhar apenas uma figura geométrica, sendo:
- 1 triângulo
- 2 quadradinhos ( um por folha)
- 7 círculos um por folha

2- Os participantes deverão dançar pela sala e conversar com seus colegas, com a finalidade de integração.

3- Em um determinado momento o facilitador deverá solicitar os participantes a pararem e a copiarem o desenho do colega que estiver mais próximo.

4- Repetindo esse processo por quatro vezes.

5- Após o termino da atividade, o facilitador deverá perguntar a se os participantes têm idéia do significado das figuras.

6- Discutir com o grupo o significado das figuras e o que aconteceu com cada participante.

- círculo: pessoa sadia
- quadrado: portador de DST
- Triângulo: portador de HIV

Pontos para discussão:
- Quantos participantes começaram o jogo com círculos?
- Quantos participantes começaram o jogo com quadrado?
- Quantos participantes começaram o jogo com triângulo?
- Quantos participantes chegaram ao final do jogo sem triângulos na folha?
- O que significa ter mais de um triângulo na folha?
- O que significa ter mais de um quadrado na folha?
- É possível prever quem é portador de DST/aids, levando-se em conta apenas a aparência física?
- Você se preocupa com a idéia de contrair DST/aids?
- Que relação existe entre DST e o HIV?

Resultados esperados:

Os adolescentes saberão discorrer sobre a transmissão sexual do HIV/DST, cadeia de transmissão, sexo seguro e situações de risco.

Avaliação:
Como sugestão de avaliação peça aos alunos que elaborem um texto sobre o assunto abordado.
FOLHA MODELO:

Quadro 1
Desenho original










Quadro 2
Copie o desenho do seu colega mais próximo










Quadro 3
Copie o desenho do seu colega mais próximo








Quadro 4
Copie o desenho do seu colega mais próximo











Quadro 5
Copie o desenho do seu colega mais próximo








Quadro 6
Copie os 5 desenho nos quadrados 1,2,3,4 e 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário